sexta-feira, 14 de março de 2008

Lara, o não esteriótipo americano

Quando se fala em criar a personagem principal de um game, as desenvolvedoras tateiam com cuidado os campos, pois afinal o herói,ou suas opções, deve ser marcante. Ele é o ícone que companhará o gamer ao longo de sua jornada através do game, uma jornada bem longa, diga-se de passagem. No caso de Lara Croft, o dilema não foi diferente.
Croft esteve longe de ser a primeira opção do jogo, na verdade em seu lugar bnós tínhamos o típico Indiana Jones Americano. Alto, forte estilo super-herói, loiro, olhos azuis, enfim, boa pinta. No entanto, era exatamente o que as outras desenvolvedoras faziam com seus games, um herói estilo americano. O jogo já estava encaminhado, na verdade, em torno de 70% dele já estava pronto quando foi dado a Toby Gard a incumbência de achar uma solução para o protagonista. Gard foi um dos idealizadores do jogo, eterno apaixonado por Indiana Jones. Ao receber tal tarefa ele quis fugir do padrão e pensou: "uma mulher".
Esta mulher idealizada por Grad, teria de ser bonita, forte e diferente. Como ele iria fazer isto. O designer fez diversos esboços dela até chegar a versão final. E durante todo o seu caminho Gard quis fugir do esteriótipo masculino de beleza, loira, alta, com um par infindável de pernas, olhos claros, seios volumosos e cinturinha. Bom, convenhamos que nem de todos ele escapou. Sendo assim Lara nasceu ruiva, olhos castanhos, pele morena, cabelo amarrado, boc
a carnuda, seios mais do que muito bem abastados, cintura de dar inveja e pernas torneadas. Mas para diferenciá-la ele não se limitou somente a aparência, ele cuidou da sua personalidade. Lara é inglesa, com berço na aristocracia, uma mulher estudada e inteligente pra caramba, sedutora, com uma atitude desafiadora e cheia de ironias, rica, mas com o padrão de orfã.
Seus cabelos ruivos, são eles que mostram ao jogador que Lara não é só mais uma, mas uma mulher forte, que pensa e de muita personalidade. Como isto é afirmado?
Com base nos quadrinhos, pense em personagens ruivas, hummm...
Jean Grey










Mística










Mulher Gavião


















Hera Venenosa








A primeiríssima Bat Girl que depois vira Oráculo










Sonja










Viúva Negra






Tee-la



















Estelar




E...




















MARY JANE WATSON


Porque todas estas mulheres são ruivas?
Porque todas elas tem um papel muito especial, o de se diferenciar não somente por sua beleza, mas por fazerem boas rivais para os homens em tudo. Cada uma delas tem um personagem masculino no qual se apóia e deve no mínimo se igualar:
Jean Grey X Professor X
Mística X Magneto
Mulher Gavião X Homem Gabião
Hera Venenosa X
A primeiríssima Bat Girl que depois vira Oráculo
Sonja X Conan
Viúva Negra X Nick Fury
Tee-la X He-Man
Estelar X Asa Noturna

Todas estas mulheres tiveram suas decisões de poderes e habilidades baseadas em algum páreo. Não vou explicar uma a uma, mas pegarei o exemplo de uam em especial que não recitei propositalmente:
Mary Jane Watson.
Porque?
Mary Jane não surgiu para se equivaler a nenhum herói, mas sim, para trazer a vida de um herói força. Ela é o motivo de 70% das decisões do homem-Aranha (os outros 30 pertencem a tia May). Muitas das histórias tem seu círculo de narrativa voltado para os dois. Os vilões adoram utilizá-la como centro de seus planos. Mas é ela que sempre motiva o Aranha a continuar. Mary Jane não possui nenhum super poder. Ela apenas tem personalidade e muita inteligência. Apesar de no filme ela ter perdido muito de sua auto-suficiência. jane se torna u mproblema para os vilões, pois quanot mais eles a utilizam com oalvo, mais forte o homeme-aranha se torna para salvá-la.
Lara Croft também não possui super poderes, apenas duas pistolas com munição infinitas que a acompanham até o fim do jogo. Lara é ágil, tem vários tipos de salto que ela pode utilizar nas mais diferentes situações, o que possibilita ao gamer, facilidade de esquiva. É através do jogador que ela demonstra sua força. E é através das cut-scenes que ela mostra os outros traços de sua personalidade.
Ao estar frente-a-frente com os vilões Croft nunca se mostra em desvantagem, mesmo estando. Ela sempre tme uma piada sarcástica ou uma sáida intleigente. Então Lara não tem páreo já que ela é solita?
Tem.
Indiana Jones.
Assista todos os filmes dele, deois jogue Tomb Raider e preste bema tenção nas roupas dela e nas suas atitudes junto aos vilões.
Sempre desconfiada.
Sarcástica.
Bem humorada.
Nunca mostra desespero.
Mesmo eles pertencendo a mídias diferentes. Ela é a sua única rival. Ela é a única que se colocada sozinha frente a frente com JOnes daria uma boa briga. E provavelmente, melhor que Indiana.
Porque.
Muitas vezes em suas aventuras ele depende de seus ajudantes ou amantes para ajudá-lo. Já Lara deve se virar sozinha para sair de todos os apuros. E consegue, algumas vezes com vidas a menos, mas tudo bem. recurso este que Jones não tem a seu dispor.
Lara tem em seus cabelos o tom da realeza aristocrática ao qual pertence. Já que ela é uma lady. Longas madeixas ruivas presas, que relevam seus aspectos masculinos. Ela tem em toda sua história uma trajetória para ter ser tornado uma dama. No entanto nossa heroína só tme prazer em uma única coisa, a aventura. A recompensa pelos seus trablahos está longe ser o dinheiro, mas sim a adrenalina que eles lhe proporcionam. Este é mais um fator que diferencia sua personalidade. Se ela o fizesse por diheiro perderia mto aí da caracterísca apaixonante de Croft. E é justamente por não fazer as coisas por dinheiro que ela se reserva ao direito de sempre poder responder a seus empregadores, ou invadir suas corporações.
Ao contra´rio de Jones que é um professor de história que ganha pouco.
lara não precisa de mais nada, ela é inteligente, linda sedutora e podre de Rica.
Ela é diferente, exótica e se tornou o sonho de consumo de muitos gamers, apesar de hoje seus cabelos não mais serem ruivos mas sim, castanhos, o que pra mim é algo que a deixa um pocuo mais sem sla.
Mas é assim que é, os personagens e os games evoluem junto conosco.
Por hoje.
Paro no quesito ruivas.
Afinal a escolha do cabelo, foi muito mais que casual, mas para dar a heroína o tom de coragem e sagacidade, que todas as outras predecessoras já tinham.