Bom gente.
Durante a pesquisa de minha monografia encontrei diversos fatores que serviram para alavancar o sucesso da Lady Croft. Um deles e na minha opinião o principal é sem dúvida a fonte de informações para a criação do jogo, os filmes de Indiana Jones.
Tomb Raider baseou sua aventura, sua personagem, os inimigos nestes filmes. Isto é confirmado pelo prórpio designer da série: Toby Gard. Então tanto o game quanto a sua heroína não nascem do nada, contam com a fama já alcançada pela série.vamos começar pela narrativa do game neste post.
No primeiro filme de Jones: Os caçadores da Arca perdida, a aventura começa num templo na américa do sul, onde há diversas armadilhas além e um objeto a ser coletado (como em todos os filmes de Indiana e todas as lendas de herói a algo a ser buscado). A primeira aventura de Lara ela vai ao Peru (américa do sul) atrás de um objeto e para isto deve passar por diversos inimigos e armadilhas...
Uma das armadilhas que remete ao filme na hora são as diversas bolas de pedra gigantes que rolam em estreitos corredores tentando esmagar Lara. Como na cena do filme, imortalizada.
Semelhanças???
Seguindo...
No filme um dos principais arversários de Jones, não estou desclassificando o exército nazista de nenhuma forma, é um arqueólogo francês que busca a mesma coisa que ele. Em Tomb raider, na segunda parte do jogo, na fase Colosseum, Lara se encontra co mPierre DuPont, um arqueólogo francês contratado por Natla para encontrar o Scion antes de Lara.
Ainda não notou as semelhanças?
No segundo filme: Indiana Jones e o Templo da Perdição, logo no início o aventureiro é traído por seu contratante. Assim como ele, Lara no primeiro bloco de fases sofre uma tentativa de assassinato a mando de Jaqueline e então passa a tentar empedí-la de encontrar o artefato.
Mesmo com todas estas características, o game Tobm raider possui muitas distinções também, ao contrário de Indiana, Croft trilha totalmente sozinha sua aventura, não necessitando da ajuda de ninguém em momento algum. E enquanto o aventureiro sempre luta contra u mexército de inimigos Lara enfrenta os mais diversos animais selvagens, mutantes e os capangas de Natla além da própria.
A heroína do jogo, não é mais um americano alto, forte, de olhos azuis e cabelos loiros, representando um típico porte de herói de quadrinhos, mas sim uma ruiva com personalidade muito forte, tom petulante e ar de sedução. O principal charme do game.
mas o game não foi influenciado apenas por Indiana Jones, podemos encontrar vestígios de Jurassic Park em Tomb Raider.
Por causa da fase The Lost Valley que tem o nome parecido com o segundo filme da trilogia Jurassic Park?
Não. Pois o filme Jurassic Park The Lost World só foi lançado em 97, depois do game.
Por causa do tiranossauro.
Tá, tudo bem, o design dele, as cores, é bem diferente do filme. Mas a sensação de Deja-vu deixada por ele ao primeiro encontro é algo inegável. Ao chegar a grande clareira central da fase que leva aos mais diversos corredores, pode-se ouvir passos, como que se causassem tremores de terra, como na aparição do tiranossauro no filme, onde o copo de água no painel do carro começa a tremer a medida que se ouve um grave som.
O modo, o suspense como é levada a cena, da a mesma sensação de o que vem agora para quem assistiu o filme e posteriormente jogou Tomb Raider.
Esta é somente a parte que fala da narrativa do game, adiante, será descrita dimensões como a interface e posteriormente a heroína em si.
Desculpem leo atraso, mas só esta semana pude descansar após a entrega da mono...
Quer dizer.... ainda não, tenho alguns ajustes a fazer.