
Tomb Raider, primeiro jogo da série, apresentava a heroína inglesa numa aventura em quatro continentes ao redor do mundo. Neste jogo Lara busca por três artefatos em ruínas de antigas civilizações no Peru, Egito, Grécia e Atlântida. O game apresentava gráficos pixelizados, devido a plataforma para a qual havia sido desenvolvido, o DOS e ainda assim oferecia uma versão com resolução mais baixa para ser rodada em computadores de
menor capacidade, porém para a época estava em um considerável nível de aprimoramento.
O primeiro jogo (original) vendeu mais de sete milhões de cópias em todo o mundo nos últimos 11 anos e rendeu mais 11 jogos na série com outro a ser lançado em 2008. Em 1997 são lançados 2 jogos: Tomb Raid
er Gold – Unfinished Business e Tomb Raider II – The Dragger of Xian. Tomb Raider Gold é uma versão que serviu como complemento do primeiro jogo (como o próprio nome diz: unfinished business) conta com 4 fases e a volta de Lara para o Egito e Atlântida. Em Tomb Raider II a aventura muda completamente, a heroína está atrás de um novo artefato percorrendo China, Veneza e o Tibet (dentre outras localidades).
Em 1998 mais duas versões do jogo: Tomb Raider II Gold - The G
olden Mask e Tomb Raider III – The Adventures of Lara Croft. Em The Golden Mask Lara busca uma máscara reenfrentando alguns inimigos de Tomb Raider II e passando por Vegas, Rúusia e Shangrila. Já em Tomb Raider III Lara visita a Índia, Londres, Estados Unidos, Pacífico Sul e Antártida na busca de quatro partes de um meteoro.
No ano de 1999 mais dois jogos são lançados: Tomb Raider - The Lost Artifact e Tomb Raider The - Last Revelation. The Lost Artifact, é uma continuação de Tomb Raider 3, onde Lara busca um quinto pedaço do meteoro num jogo com seis cenários. The last Revelation é o jogo que trás aos gamers, o passado de Croft, como ela se tornou a aventureira. Neste Lara vai ao Egito e passa todo o jogo na tentativa de acalamar o deus Seth que ela mesma despertou, no fim ela acaba aprisionada junto com ele, dando uma sensação de fim da saga Tomb Raider.
Apartir de 2000, cessaram os lançamentos duplos anuais e apenas um jogo da série saiu: Tomb Raider – Chronicles. Neste game, Lara é tida como morta e ocorre uma reunião de amigos em sua casa para relembrar as aventuras de Croft pela Rússia, Irlanda do Norte, Nova York e Roma. Mas no fim de Chronicles, a provável morte de Lara é desmascarada.
Em 2003, com um novo game, muda o nome da série e de apenas Tomb Raider passa a ser: Lara Croft Tomb Raider – The Angel of Darkness. Nesta aventura Lara é acusada de Matar seu mentor e deve desvendar um enigma que circunda algumas pinturas em Paris para inocentar-se e descobrir o real culpado.
Em 2006 ocorre o lançamento de Lara Croft Tomb Raider – Leggend. Nesta aventura Lara busca desvendar o mistério sobre a espada excalibur e durante sua jornada descobre que isto está intimamente ligado ao desaparecimento de sua mãe na infância. Nesta versão do jogo ocorrem algumas novidades, há a liberação de uma nova personagem para jogo, Kurtis Trent e Lara ganha um novo visual melhorado e mais próximo das curvas de uma mulher real.
Em 2007 o lançamento é Lara Croft Tomb Raider – Anniversary o jogo é nada mais que a primeira aventura da heroína num remake com a tecnologia do lançamento anterior. Uma Lara Croft nova, com cenários remodelados, mas que não ficam sem deixar a sensação de já ter passado pelo local antes.