quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Lara Jones
Durante a pesquisa de minha monografia encontrei diversos fatores que serviram para alavancar o sucesso da Lady Croft. Um deles e na minha opinião o principal é sem dúvida a fonte de informações para a criação do jogo, os filmes de Indiana Jones.
Tomb Raider baseou sua aventura, sua personagem, os inimigos nestes filmes. Isto é confirmado pelo prórpio designer da série: Toby Gard. Então tanto o game quanto a sua heroína não nascem do nada, contam com a fama já alcançada pela série.vamos começar pela narrativa do game neste post.
No primeiro filme de Jones: Os caçadores da Arca perdida, a aventura começa num templo na américa do sul, onde há diversas armadilhas além e um objeto a ser coletado (como em todos os filmes de Indiana e todas as lendas de herói a algo a ser buscado). A primeira aventura de Lara ela vai ao Peru (américa do sul) atrás de um objeto e para isto deve passar por diversos inimigos e armadilhas...
Uma das armadilhas que remete ao filme na hora são as diversas bolas de pedra gigantes que rolam em estreitos corredores tentando esmagar Lara. Como na cena do filme, imortalizada.
Semelhanças???
Seguindo...
No filme um dos principais arversários de Jones, não estou desclassificando o exército nazista de nenhuma forma, é um arqueólogo francês que busca a mesma coisa que ele. Em Tomb raider, na segunda parte do jogo, na fase Colosseum, Lara se encontra co mPierre DuPont, um arqueólogo francês contratado por Natla para encontrar o Scion antes de Lara.
Ainda não notou as semelhanças?
No segundo filme: Indiana Jones e o Templo da Perdição, logo no início o aventureiro é traído por seu contratante. Assim como ele, Lara no primeiro bloco de fases sofre uma tentativa de assassinato a mando de Jaqueline e então passa a tentar empedí-la de encontrar o artefato.
Mesmo com todas estas características, o game Tobm raider possui muitas distinções também, ao contrário de Indiana, Croft trilha totalmente sozinha sua aventura, não necessitando da ajuda de ninguém em momento algum. E enquanto o aventureiro sempre luta contra u mexército de inimigos Lara enfrenta os mais diversos animais selvagens, mutantes e os capangas de Natla além da própria.
A heroína do jogo, não é mais um americano alto, forte, de olhos azuis e cabelos loiros, representando um típico porte de herói de quadrinhos, mas sim uma ruiva com personalidade muito forte, tom petulante e ar de sedução. O principal charme do game.
mas o game não foi influenciado apenas por Indiana Jones, podemos encontrar vestígios de Jurassic Park em Tomb Raider.
Por causa da fase The Lost Valley que tem o nome parecido com o segundo filme da trilogia Jurassic Park?
Não. Pois o filme Jurassic Park The Lost World só foi lançado em 97, depois do game.
Por causa do tiranossauro.
Tá, tudo bem, o design dele, as cores, é bem diferente do filme. Mas a sensação de Deja-vu deixada por ele ao primeiro encontro é algo inegável. Ao chegar a grande clareira central da fase que leva aos mais diversos corredores, pode-se ouvir passos, como que se causassem tremores de terra, como na aparição do tiranossauro no filme, onde o copo de água no painel do carro começa a tremer a medida que se ouve um grave som.
O modo, o suspense como é levada a cena, da a mesma sensação de o que vem agora para quem assistiu o filme e posteriormente jogou Tomb Raider.
Esta é somente a parte que fala da narrativa do game, adiante, será descrita dimensões como a interface e posteriormente a heroína em si.
Desculpem leo atraso, mas só esta semana pude descansar após a entrega da mono...
Quer dizer.... ainda não, tenho alguns ajustes a fazer.
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Apresentando Tomb Raider

Lara Croft é uma personagem de videogame que ganhou filme, revista em quadrinhos e série de desenho animado na tv, poucas foram as personagens que alçaram tal vôo solo vindo do universo dos games. Este trabalho parte do início, da primeira aventura da exploradora para buscar entender como ela passou de um ícone virtual para um mito de mídia.
Tomb Raider é uma série de jogos, que totalizou até o momento 11 jogos lançados para pc e playstation dentre outros consoles (porém apenas as duas plataformas citadas que obtiveram todos os 11 jogos), 3 jogos para Game boy e mais uma versão para celular. E a série já possui previsão para o lançamento de um novo jogo para o ano de 2008 para os seguintes meios: playstation 2, playstation 3, xbox 360, pc, sony psp e nintendo wii.
O game obteve prêmios ao longo de sua existência, tais como o Origin Awards de melhor jogo de ação de 1997, em 2006 ganhou o prêmio de melhor jogo do ano e Lara Croft entrou para o Guinness Book como a heroína de vídeo game melhor sucedida de todos os tempos.
Lara Croft passou por outras diversas mídias como os quadrinhos, tendo aventuras próprias e dividindo aventuras com Witchblade. Obteve uma série de desenho animado na tv e dois filmes estrelados por Angelina Jolie para os cinemas, com planos de um terceiro.
planeta.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Histórico Tomb Raider

Tomb Raider, primeiro jogo da série, apresentava a heroína inglesa numa aventura em quatro continentes ao redor do mundo. Neste jogo Lara busca por três artefatos em ruínas de antigas civilizações no Peru, Egito, Grécia e Atlântida. O game apresentava gráficos pixelizados, devido a plataforma para a qual havia sido desenvolvido, o DOS e ainda assim oferecia uma versão com resolução mais baixa para ser rodada em computadores de menor capacidade, porém para a época estava em um considerável nível de aprimoramento.
O primeiro jogo (original) vendeu mais de sete milhões de cópias em todo o mundo nos últimos 11 anos e rendeu mais 11 jogos na série com outro a ser lançado em 2008. Em 1997 são lançados 2 jogos: Tomb Raider Gold – Unfinished Business e Tomb Raider II – The Dragger of Xian. Tomb Raider Gold é uma versão que serviu como complemento do primeiro jogo (como o próprio nome diz: unfinished business) conta com 4 fases e a volta de Lara para o Egito e Atlântida. Em Tomb Raider II a aventura muda completamente, a heroína está atrás de um novo artefato percorrendo China, Veneza e o Tibet (dentre outras localidades).
Em 1998 mais duas versões do jogo: Tomb Raider II Gold - The Golden Mask e Tomb Raider III – The Adventures of Lara Croft. Em The Golden Mask Lara busca uma máscara reenfrentando alguns inimigos de Tomb Raider II e passando por Vegas, Rúusia e Shangrila. Já em Tomb Raider III Lara visita a Índia, Londres, Estados Unidos, Pacífico Sul e Antártida na busca de quatro partes de um meteoro.
No ano de 1999 mais dois jogos são lançados: Tomb Raider - The Lost Artifact e Tomb Raider The - Last Revelation. The Lost Artifact, é uma continuação de Tomb Raider 3, onde Lara busca um quinto pedaço do meteoro num jogo com seis cenários. The last Revelation é o jogo que trás aos gamers, o passado de Croft, como ela se tornou a aventureira. Neste Lara vai ao Egito e passa todo o jogo na tentativa de acalamar o deus Seth que ela mesma despertou, no fim ela acaba aprisionada junto com ele, dando uma sensação de fim da saga Tomb Raider.
Apartir de 2000, cessaram os lançamentos duplos anuais e apenas um jogo da série saiu: Tomb Raider – Chronicles. Neste game, Lara é tida como morta e ocorre uma reunião de amigos em sua casa para relembrar as aventuras de Croft pela Rússia, Irlanda do Norte, Nova York e Roma. Mas no fim de Chronicles, a provável morte de Lara é desmascarada.
Em 2003, com um novo game, muda o nome da série e de apenas Tomb Raider passa a ser: Lara Croft Tomb Raider – The Angel of Darkness. Nesta aventura Lara é acusada de Matar seu mentor e deve desvendar um enigma que circunda algumas pinturas em Paris para inocentar-se e descobrir o real culpado.
Em 2006 ocorre o lançamento de Lara Croft Tomb Raider – Leggend. Nesta aventura Lara busca desvendar o mistério sobre a espada excalibur e durante sua jornada descobre que isto está intimamente ligado ao desaparecimento de sua mãe na infância. Nesta versão do jogo ocorrem algumas novidades, há a liberação de uma nova personagem para jogo, Kurtis Trent e Lara ganha um novo visual melhorado e mais próximo das curvas de uma mulher real.
Em 2007 o lançamento é Lara Croft Tomb Raider – Anniversary o jogo é nada mais que a primeira aventura da heroína num remake com a tecnologia do lançamento anterior. Uma Lara Croft nova, com cenários remodelados, mas que não ficam sem deixar a sensação de já ter passado pelo local antes.
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Lara Croft - O ínicio
Rescentemente estava com o corção na mão por não ter postado mais, não por falta de tempo, pois esta desculpa é a mais ridícula que já inventaram. Mas por desleixo. Por isto, peço desculpas desde o presente momento.
Hoje venho aqui, porque entrei no clima monografia, finalmenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!
Minha Monografia será sobre A Sra. Lara Croft e a sua tragetória para chegar ao status de popularidade que alcançou.
Muito se especula em cima do porque Tomb Raider fez o sucesso que fez. Bom, estou aqui não para dar um veredicto sobre o que aconteceu, mas para dar uma opinião sincera, apenas expondo os fatos.
Tomb Raider foi criado no ano de 1996. A empresa que desenvolveu o jogo, a Core Design deu a Toby Gard o encargo de com ter a idéia para criar um jogo de aventura que pudesse entrar no Hall e disputar mercado com os já existentes na época. Toby então juntou seus "botões" e depois de muitos esboços surgiu Lara Croft.
Ela era diferente de tudo que estava sendo apresentado no mercado até o momento, não era um herói de guerra, ou um típico fortão, não tinha sotaque americano. Era uma mulher magra, com curvas voluptosas, com personalidade e armada até os dentes. Como ele mesmo coloca em entrevista a revista exame informática ao ser questionado sobre isto:
"(...) este jogo era o resultado de uma combinação da jogabilidade de diferentes jogos, que misturavam puzzles com um enredo bem estruturado. Depois, não estava propriamente a focar um tema desconhecido, já que a série Indiana
Jones era extremamente popular no início dos anos 90. Resumindo, tinha uma estrutura de jogo sólida, um enredo apelativo, uma jogabilidade equilibrada e, por conseguinte, um risco muito reduzido em produzir uma personagem diferente."
O primeiro Jogo da série apresentava gráficos de nível bom para a época, apesar de ser nítido aqueles "quadrados" por estar muito pixelizado e mesmo assim ainda possui uma versão para baixar a qualidade gráfica para o jogo ser rodado em computadores inferiores. Mas estes primeiros obstáculos foram logo superados, pela jogabilidade inovadora e desafiadora que Tomb Raider trazia.
11 anos se passaram desde o primeiro lançamento em 1996, mais de 7 milhões de cópias do jogo já foram vendidas e Lara foi declarada em 2006 “a heroína humana de maior sucesso dos jogos de videogame”,e ainda sendo considerada a personagem que: “transcende as fronteiras dos videojogos e se torna uma figura reconhecível na sociedade dominante” pelo GUinnes Book.
Este é só um breve ínicio sobre os pareceres que estou colocando.
Ela dominou o mundo, quando tantos tentaram, era a única mulher entre todos os homens, eu quero saber como.
Obrigada.
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Uma breve introdução
Dentro do grupo, nós também pesquisamos como games atuam dentro da comunicação e do seu mercado e aí temos que aprender como ele atua dentro das pessoas, o que ele causa nelas. No presente momento não entrarei no mérito da polêmica discussão se games causam ou não comportamento violento, apenas adianto que mais adianta irei explicar a minha posição de acreditar que isto é um escape para a violência do próprio ser humano.
Dentro deste grupo, aprendi muitas coisas, hoje, posso com certeza dizer, eu entendo (um pouquinho) de games. Mas não basta somente saber o que eles causam, nós temos que saber como eles são construídos, como que um jogo como Counter Strike, Tomb RAider ou Pokémon obtiveram fama e um público extremamente fiel assolando fama por todo o planeta. Dentro desta pesquisa eu aprendi (acredito que, pelo menos) como isto aocntece, pois um game é composto de vários níveis para ser entendido. Ele não pode ser estudado meramente por teorias de televisão e cinema, pois sua interatividade vai muito além do que estas teorias contemplam.
Todos estes tópicos eu irei falar um a um, o que vim aprendendo, pois do que adianta pesqwuisar e manter a pesquisa para si, meus professores já fazem a sua parte, creio que chegou a hora de eu fazer a minha.
Após uma bateria de palestras realizadas na feevale sobre Blogs eu resolvi montar o meu especificamente para falar da minha paixão que são os games e com eles, logo, publicidade e tecnologias.
Tentarei amanhã mesmo já fazer meu post completo e será a respeito das novas tecnologias para a interatividade, se não farei neste final de semana. Afinal nada melhor para começar a falar do que o Wii, entre outras surpresas que a nossa tecnologia vem proporcionando.
That's all Folks!